Inscrições do Concurso Banco do Brasil 2018

Esta é uma ótima notícia para aqueles que estavam aguardando um concurso bancário. O Banco do Brasil nesta última semana divulgou um novo edital (nº1 – 2018/001 BB) do concurso público para nível médio, onde serão preenchidas vagas do cargo de Escriturário.

O concurso será realizado pela já famosa Cesgranrio, uma fundação típica neste ramo de concursos, onde neste em específico tem a missão de preencher 30 vagas imediatas e 30 vagas reservas (onde o candidato fica em espera), em agências das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

A inscrição deverá ser feita até o próximo dia 27 de março de 2018, mas quanto antes você realizá-la e ficar por dentro de todas as informações referentes ao concurso, melhor.

Informações sobre a vaga do concurso

As vagas de escriturários que o Banco do Brasil está oferecendo neste concurso público permitem há aqueles que forem aprovados e efetivados uma remuneração inicial de R$ 2718,73, onde deverão ser cumpridas 30 horas semanais, através do regime da CLT.

Estas vagas ainda possibilitam a ascensão e o desenvolvimento da função na instituição, assim como participação nos lucros e/ou resultados, vale alimentação/refeição, auxílio creche, vale transporte e também oferece uma previdência privada.

Os papeis a serem desempenhados pelos aprovados envolvem:

  • Atendimento ao público
  • Atendimento no caixa
  • Contatos com clientes
  • Comercialização de produtos e serviços do BB
  • Informar usuários e clientes
  • Fazer redações de correspondências em geral
  • Execução de tarefas inerentes
  • Atualização e manutenção dos dados dos sistemas
  • Controles estatísticos
  • E conferência de documentos e relatórios

Informações relevantes sobre o último concurso do Banco do Brasil

O Banco do Brasil realizou seu último concurso público em 2015. Nele foram oferecidas 95 vagas imediatas e 765 para reservas. As vagas eram para agências dos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Piauí e Paraíba, onde mais de 150 mil candidatos disputaram as vagas.

Como fazer a inscrição no concurso do Banco do Brasil

As inscrições para o concurso no BB 2018 poderão ser feitas de 08 à 27 de março, através da Fundação Cesgranrio, no site:

O valor das inscrições é de R$ 48.

Todos os detalhes do concurso poderão ser observados através da página:

Informações sobre as provas do concurso

As provas do concurso serão objetivas, redação, comprovação de auto declaração por parte dos candidatos pardos e pretos, além de terem que passar por perícia médica e a realização de procedimentos admissionais.

As provas de redação e objetivas terão uma duração de cinco horas. Elas estão previstas para serem realizadas no próximo dia 13 de maio de 2018. O gabarito será disponibilizado no dia seguinte a prova.

As provas poderão ser realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Campinas, Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo ou Recife. Apesar das vagas serem apenas para Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Para ser aprovado nesta primeira etapa, o aproveitamento mínimo deverá ser superior a 60% do total de pontos.

Se aprovado, o candidato poderá ter o seu contrato renovado ou não de acordo com os critérios pré estabelecidos pelo Banco do Brasil.

Entre as exigências para este concursos estão às seguintes matérias e conhecimentos específicos:

  • Língua portuguesa
  • Língua inglesa
  • Matemática
  • Mercado financeiro
  • Estatísticas e probabilidades
  • Conhecimentos bancários
  • Conhecimentos de informática

Na língua portuguesa será cobrado concordância verbal e nominal, emprego de acentos indicativos como crase, vírgula, ponto, dois pontos, aspas, reticências, parênteses e travessão, colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos e regência verbal e nominal.

Já na língua inglesa, será necessário conhecimento do vocabulário fundamental e também de aspectos básicos para interpretação de textos técnicos e gramaticais.

Na matéria matemática será  cobrado noções de conjuntos, funções, sequências, progressões aritméticas e geométricas, matrizes, determinantes, bem como matemática financeira.

Sobre o mercado financeiro será necessário saber sobre o sistema nacional e a dinâmica do mercado bancário.

Nas estatísticas e probabilidades será necessário o conhecimento de análise combinatória, teorema de Bayes, noções de probabilidade, noções de estatísticas, analise e interpretação de gráficos e tabelas, tendências, regressão, tabelas e histogramas, estatística descritiva, interpolações, extrapolações e outros.

Já no conhecimento bancário, será exigido saber sobre a estrutura dos sistema financeiro nacional, conhecimentos do COPOM, comitê de política monetária, conhecimentos do Banco Central do Brasil, comissão de valores mobiliários, produtos bancários, noções de cartões, conhecimento sobre previdência, capitalização, poupança, créditos, mercado de câmbio, aval, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipotecas, fianças bancárias, conceito e etapas sobre o crime de lavagem de dinheiro, bem como prevenção e combate, auto regulação bancária entre outros.

Os conhecimentos de informática são bem específicos também. É necessário saber linguagens de programação, estruturas de dados e algoritmos, busca binária, seqüencial, ordenação, noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados, banco de dados, linguagem SQL, Warehouse, tecnologias Web ligadas a HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Node js, sistemas de arquivos e ingestão de dados, operação de visualização de dados, entre outros.

Todos os requisitos a serem estudados estão no edital deste concurso, que poderá ser acessado através da página:

São 19 páginas de PDF, das quais recomendamos a leitura total antes de realizar a inscrição do concurso.

Para esclarecer qualquer dúvida você poderá entrar em contato através do telefone:

  • 0800-701-2028

Onde o horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira de 08:30 às 17:30 (exceto feriados)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *