Concurso público Aeronáutica 2019 – Formação de sargentos

A aeronáutica brasileira deu início ao processo de abertura de um concurso público com 183 vagas para a graduação de Sargento deste ano de 2019. Este concurso será na verdade um exame de admissão ao Estágio de Adaptação (IE/IA EAGS 2020), que ocorre em Guaratinguetá, São Paulo.

Todos os candidatos devem ter idade entre 17 e 25 anos, porém com a ressalva de estarem completos até o próximo dia 31 de dezembro de 2020 (quase 2 anos a contar desta data). Além disso todos os candidatos devem possuir o ensino médio completo e um curso técnico referente à especialidade escolhida para disputar as vagas.

Vagas e especialidades

As 183 vagas deste processo serão distribuídas entre as seguintes especialidades:

  • Quarenta vagas para candidatos com técnico em administração;
  • Quarenta e cinco vagas para candidatos com técnico em enfermagem;
  • Quatorze vagas para candidatos com técnico em eletricidade;
  • Trinta vagas para candidatos com técnico em eletrônica;
  • Cinco vagas para candidatos com técnico em laboratório;
  • Oito vagas para candidatos com técnico em pavimentação;
  • Vinte vagas para candidatos com técnico em informática;
  • Oito vagas para candidatos com técnico em obras;
  • Cinco vagas para candidatos com técnico em radiologia;
  • Oito vagas para candidatos com técnico em topografia.

Como fazer a inscrição no concurso de sargento da aeronáutica?

Todos os candidatos interessados em participar deste concurso devem primeiramente acessar o edital oficial no site da aeronáutica e tirar todas as suas dúvidas quanto aos pequenos detalhes do processo. Confira:

Então será preciso realizar a inscrição até o próximo dia 12 de fevereiro de 2019, através do site:

Então clique na opção “Efetuar inscrição”. Clique na opção “abrir” e depois selecione o concurso EAGS 2020. Leia as regras básicas e então clique em “OK”.

Para fazer a inscrição será preciso inserir seu email, CPF e o texto da imagem de segurança. Siga as instruções até que a inscrição seja confirmada. Depois acompanhe os próximos passos através da “Área do Candidato”.

Taxas de inscrição:

  • A taxa cobrada neste concurso é de R$ 60.

Datas e provas

As provas de conhecimentos especializados e escritas devem acontecer no dia 28 de abril. A aplicação das provas irá ocorrer nas cidades de Belém, Recife, Natal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos (SP), Campo Grande, Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba, Brasília, Manaus, Porto Velho e Boa Vista.

Neste concurso também haverá uma avaliação de saúde, psicológico, condicionamento físico, prova prática na especialidade em que o candidato se cadastrou e também uma última etapa onde será validado toda a documentação.

Quem for aprovado deverá comparecer na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), na cidade de Guaratinguetá em São Paulo, no próximo dia 15 de janeiro de 2020. O curso para sargento terá uma duração de um ano.

Assim que o curso acabar e o candidato conseguir um aproveitamento considerável para a aprovação, ele será promovido para terceiro sargento. Então haverá uma distribuição entre as Organizações Militares do Comaer, de acordo com a necessidade de cada uma das instituições.

Qualquer dúvida entre em contato através do site oficial do concurso.

Para conferir as dúvidas frequentes, acesse:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *